quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O sentido da vida



Para mim, o sentido da vida é ser feliz,e para encontrar essa felicidade, precisamos ir em busca dos nossos sonhos, enfrentarmos as dificuldades e os obstáculos encontrados no caminho.É está perto de quem amamos, procurando sempre fazer o bem aos que estão à nossa volta.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Reflexão sobre Criação teatral.


Nos encontros com a professora Lilih,pude perceber a importância do teatro para o nosso crescimento como pessoa,aluno,cursista e educadores.Até então,eu não gostava de teatro,mas depois da aula posso garantir que o teatro é o melhor caminho para nos proporcionar mais desenvoltura, afeto, compreenção, companherismo, troca, interação...palavras chave, indispensáveis para a nossa formação no curso.Além disso, nos dá possibilidades para inovarmos sempre a nossa prática docente,uma vez que através do mesmo, podemos buscar em nossos alunos talentos que estão escondidos, e é também uma forma nova e diferente de trabalhar.

sábado, 17 de outubro de 2009

Plano de aula para Alfabetização da matemática.

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMETAL/SÉRIES INICIAIS
MUNICÍPIO DE TAPIRAMUTÁ



LUZINETE DOS SANTOS OLIVEIRA BARBERINO
VANDICLEIA DE CARVALHO SANTOS




JOGO DO CONSUMIDOR




Tapiramutá – Bahia
Outubro 2009




LUZINETE DOS SANTOS OLIVEIRA BARBERINO
VANDICLEIA DE CARVALHO SANTOS


JOGO DO CONSUMIDOR


Plano de Aula apresentado para Curso de Alfabetização Matemática, orientado por Narciso Soares



Tapiramutá – Bahia
Outubro 2009




Escola: Municipal São Sebastião
Série: Alfabetização – TOPA (Todos Pela Alfabetização)
Quantidade de alunos: 30
Professora: Luzinete dos Santos O. Barberino; Vandicléia de Carvalho Santos
Faixa etária: alunos entre 19 e 60 anos

TEMA:
 A importância da matemática para a leitura dos rótulos.

CONTEÚDO:
 Os números: adição, ordem, quantidade e código.

INTENÇÕES:
 Mostrar a importância da matemática para a leitura dos rótulos;
 Perceber qual a mensagem que o jogo transmite no nosso cotidiano;
 Reconhecer que já sabe muitas coisas sobre números;
 Examinar as informações contidas no jogo e discutir sobre a sua importância;
 Compreender que os números representam: ordem, quantidade e código.

METODOLOGIA:
 Apresentação do tema;
 Debater com os alunos seus conhecimentos prévio sobre o tema;
 Conversar sobre a importância dos números em nossa vida;
 Distribuir em sala embalagens de produtos, para produção de cartaz;
 Levantar situações rotineiras com o uso das números;
 Identificar e decodificar os números existentes no jogo;
 Executar o jogo.

RECURSOS:
 Papel metro, embalagens de produto, cola e tesoura.

AVALIAÇÃO:
 Oral e participativa.

REFERÊNCIAS:
 PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia V. O dia-a-dia do professor. 6. ed. Belo Horizonte, MG: Fapi indústria Gráfica LTDA, [19-?].



RELATO DA AULA PLANEJADA:

Através desse relatório, viemos apresentar, o resultado obtido após o desenvolver do plano, envolvendo a importância da matemática para a leitura dos rótulos. Trabalhamos com o jogo do consumidor, no qual envolvemos os seguintes conteúdos:Os números, adição, ordem, quantidade e código. Produzimos cartaz com embalagens de produtos, frizando que os números estão presente em nossa vida a todo momento. Foi uma aula descontraida e muito produtiva, os alunos demostraram interesse e participação, contribuindo de forma prática, apartir das experiências vividas por cada um no seu cotidiano.
Entretanto, temos certeza que escolhemos o jogo certo, pois, além de entreter os alunos, tornou a aula mais interativa, descontraida e diferenciada.